Meu Mais Importante Método de Produtividade

Meu Mais Importante Método de Produtividade

Você pode ler livros inteiros de produtividade, dúzias de posts de blog e implementar meia dúzia de sistemas de produtividade diferentes. Mas no final do dia, você pode não ter feito nada realmente importante

A verdade é que produtividade é bastante simples na teoria. Mesmo que você tenha uma grande quantidade de coisas para fazer, os passos não são difíceis de entender.

  1. Escolha algo importante em que trabalhar (uma tarefa de seu projeto mais importante, talvez). O que você escolhe realmente não importa, porque você fará o resto em breve.
  2. Foque exclusivamente nessa tarefa por um período de tempo, concluindo-a se for possível.
  3. Selecione outra tarefa importante depois desta e repita o processo.

E claro, faça pausas. Ande por aí. Faça um pouco de ioga. Medite. Coma algo saudável. Socialize-se. Mas quando você começar a trabalhar, foque em algo importante e tente concluí-lo. Você pode pensar que tem muito para fazer, mas na verdade, tudo que você pode fazer é focar em uma coisa de cada vez.

Então, se é tão simples, o que está atrapalhando? Medo.

Alguns dos medos que podem atrapalhar a execução dos passos de produtividade acima são: medo do fracasso, incerteza, incompetência, desconforto, não ter controle.

De fato, nós realmente só tememos apenas uma coisa: não ter controle, certeza, segurança, conforto. Todas são realmente a mesma coisa: certeza. Todos os nossos medos vem dela.

Nós não gostamos desses medos. Então, nós os evitamos tentando buscar controle, certeza, conforto indo para distrações, novos sites, mídias sociais, vídeos de gatos, e-mail, mensagens de texto. Tentamos obter controle fugindo de tarefas importantes, mas incertas, e fazendo outras tarefas como limpar, encarregar-se de pequenos serviços, organizar, elaborar um novo sistema de organização. Qualquer coisa para evitar a incerteza.

Então, nós chegamos ao meu Mais Importante Método de Produtividade. Isto é, se aprofundando na incerteza.

  1. Comece estabelecendo, para você, uma tarefa importante. Qualquer uma servirá. Quando você notar que está se perdendo em distrações ou trabalhos de rotina, dê um passo atrás e estabeleça uma tarefa importante para você.
  2. Foque nessa tarefa, e apenas nela. Tente concluí-la ou, pelo menos, trabalhe nela initerruptamente por 10 a 15 minutos.
  3. Quando você notar que está tentando ir para distrações ou trabalhos de rotina, pare. Note o medo da incerteza. Respire.
  4. Explore o sentimento. Veja como ele afeta seu corpo. Fique com essa sensação física por um minuto, e observe que você está OK apesar desse medo da incerteza. Há uma bondade básica no seu coração que estará sempre lá, mesmo que você não saiba como essa tarefa ou qualquer momento vai acabar.
  5. Mergulhe na tarefa, mesmo com esse sentimento de medo em você. Está tudo bem em ter consciência do medo e ainda fazer sua tarefa importante.

É isso. Esteja consciente do medo, não se deixe dominar por ele. Explore-o com curiosidade, e faça sua tarefa importante de qualquer forma.

Você fugirá desse medo, indo para distrações, vez após vez. Mas é nesse momento que você decide não fugir que você desenvolve a habilidade que mudará sua vida.

P.S. Leia o artigo da Chelsea, The Single Most Important Thing to do to be Massively Productive (em inglês).

Por Leo Babauta.

Traduzido do site zenhabits.net. Artigo original: http://zenhabits.net/productivity/.

Comentários e contribuições do Produtividade Zen

Neste artigo, Leo Babauta mostra mais uma vez sua capacidade de fugir do lugar comum quando se trata de produtividade. Muitos blogueiros se limitam a repassar receitas prontas, mas o Leo Babauta sempre se aprofunda um pouco mais na busca dos motivos pelos quais as pessoas às vezes não conseguem êxito, mesmo aplicando todas as técnicas precisamente.

E a lição que fica é que é preciso se observar. Quebrar os automatismos, parar no exato instante em que as coisas começam a dar errado e se observar. Esse é um processo de autoconhecimento, que não é fácil de realizar, mas que pode fazer a diferença entre conseguir sucesso na aplicação de um método de produtividade ou continuar se ocupando de coisas sem importância.

E aí, gostou do artigo? Você concorda ou discorda de alguma coisa? Deixe seu comentário logo abaixo. Eu gostaria muito de saber o que você achou desse assunto.

Você acha que esse conteúdo pode ajudar outras pessoas? Então compartilhe na sua rede social preferida. Há botões de compartilhamento acima e abaixo do texto.

Os links no artigo do Zen Habits que apontem para outra página em língua portuguesa foram incluídos pelo Produtividade Zen e não pelo Leo Babauta, autor do Zen Habits. Apenas os links que direcionam para páginas em inglês são originais do artigo.

Sobre o autor | Website

Não corra o risco de perder os novos artigos do Produtividade Zen. Deixe seu nome e e-mail aqui. Nós te avisaremos sempre que um conteúdo incrível for liberado. É grátis!

Fique tranquilo! JAMAIS enviaremos spam ou compartilharemos seu e-mail.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!